Want to share this Foto on another web-site or blog?

Paste one of the following lines in to your site, blog or profile page..

Script:

HTML (for myspace, bebo etc):

BBCode (for message boards/forums):
[ View the Fotopage entry | View the complete Fotopage ]



Mail this Foto to a friend



< Previous
[ View the Fotopage entry | View the complete Fotopage ]


Tuesday, 6-Apr-2004 00:00
Nicola Rollo
Nasceu em Bari, Itália, em 1889. Faleceu em São Paulo em 1970.

Foi aluno do escultor Adolfo Adinolfi no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde foi professor.

Esculpiu importantes trabalhos no Palácio das Indústrias, onde instalara seu ateliê, devendo ser destacado o grupo de alegórico ''Quimera'', em ferro fundido, que encima o prédio. A ''Quimera'', grifo heráldico que empunha o estandarte do edifício junto à torre principal é uma espécie de dragão com cabeça de leão, corpo de lagarto e cauda de serpente, que, tomada de empréstimo à mitologia grega, simboliza a utopia.

Grande artista, sua escultura néo-clássica simplificada apresenta-se de um modo original. Certa vez esculpiu um Cristo crucificado como ele concebia. Um Cristo mutilado, só o tronco, sem pernas e sem braços.

Seus trabalhos no Cemitério da Consolação se destacam: ''Lenda grega'', onde mostra Orfeu, filho de Apolo e de Caliope, casado com a ninfa Eurídice. Outro trabalho de grande vigor expressionista é o de ''Euterpe'', Musa da Música, em bronze, (cujas tranças foram quebradas por vândalos) que se encontra no jazigo do Maestro Luigi Chiafarelli, onde o artista mostra que arte é sobretudo emoção.

Assinava N. ROLLO.

© Pidgin Technologies Ltd. 2016