Want to share this Foto on another web-site or blog?

Paste one of the following lines in to your site, blog or profile page..

Script:

HTML (for myspace, bebo etc):

BBCode (for message boards/forums):
[ View the Fotopage entry | View the complete Fotopage ]


Grande Anjo
Mail this Foto to a friend
Search BoardTracker for..
Grande Anjo



Next >
[ View the Fotopage entry | View the complete Fotopage ]


Sunday, 4-Apr-2004 00:00
Victor Brecheret
Nasceu em Farnese, Itália, 1894. Faleceu em São Paulo, 1955.

Estudou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Em 1913 partiu para Roma, onde foi aluno de Arturo Dazzi, tendo obtido três anos mais tarde o primeiro lugar na Exposição Internacional de Roma com sua obra ''Despertar''. Recebeu, ainda, a influência de Bourdelle, Mestrovic Brancusi e Rodin. Tendo retornado ao Brasil executou a escultura ''Eva'', inspirado em Rodin.

De volta a Europa, graças a uma pensão do governo participou do Salão de Outono de Paris tendo sido seu trabalho ''Templo de Minha Raça'' premiado dentre obras de mais de 4.000 competidores. Em 1922 participou da Semana da Arte Moderna. Na I Bienal de São Paulo recebeu o prêmio de Melhor Escultor Nacional.Sua obra ''Fauno'', que lembra Bourdelle, em granito (3,40m e pedestal de 1,72m) que modelou num corajoso ímpeto pagão, melhor se ajusta no ambiente silvestre do Parque Siqueira Campos, onde se encontra.

O ''Monumento às Bandeiras'' (1953), em granito, com 40m de comprimento e figuras de 8 m de altura é considerado o mais belo dos nossos monumentos. O ''Monumento ao Duque de Caxias'', em bronze, é a mais gigantesca estátua eqüestre das Américas, e talvez do mundo ( 15,88 m e pedestal de granito de 25,28m, num total de 41,06m).

Para as necrópoles paulistanas plasmou obras que encantam, onde alia o refinamento da arte clássica ao vigor da arte moderna. No grupo escultório e granito ''Sepultamento'' (2,26m x 3,65m) executado em 1923 para o jazigo de dona Olívia Guedes Penteado, no Cemitério da Consolação modelou o artista na cena de Pietá (Cristo e sua mãe) e as santas mulheres: Maria Madalena, Maria de Cleofas, Santa Isabel e uma quarta mulher, que não consta na Bíblia, mas que talvez seja uma alusão à Dona Olívia.

Assinava V. BRECHERET

© Pidgin Technologies Ltd. 2016